Não é segredo que SEO é um componente necessário de qualquer estratégia de marketing digital e a área da Arquitetura não é excepção. O SEO em Portugal tem evoluido bastante ao longo do tempo e é cada vez mais importante ter uma estratégia bem delineada.
SEO é a mistura mágica da Internet que ajuda a ligar os utilizadores aos serviços e informações que eles querem.
Do ponto de vista do público, começa com as palavras e frases que alguém insere no Google ou no motor de busca à sua escolha.
Os resultados que obtiverem dessa pesquisa serão os links que começarem a clicar. Onde a sua empresa de arquitetura aterrar nesses resultados de pesquisa, é o resultado de muitas peças que trabalham em conjunto nos bastidores.
Para o seu website de arquitetura, existem estratégias e táticas para melhorar a sua posição nos resultados quando alguém começa a procurar termos relacionados com o seu negócio. É aí que o SEO funciona e sem duvida que ter um consultor de SEO como parceiro é a melhor solução para se poder concentrar no seu negócio enquanto os profissionais o ajudam a crescer.
Dominar o mundo de SEO é como fazer com que o projeto de um edifício ganhe vida: não acontece da noite para o dia. A classificação na primeira página de resultados do motor de busca leva tempo.
No mais fundamental, fazer a magia de SEO funcionar para si começa com a publicação de conteúdos relevantes e envolventes em todo o seu website.
Aqui estão algumas coisas que as empresas de arquitetura podem fazer para levar o processo por diante.
1. Construa as suas Landing Pages
Uma landing page é cada parte do seu website com um URL único.
Por exemplo, se tiver apenas uma landing page com uma apresentação scroll-down de todas as suas informações, tem apenas uma landing page. Mas, se tiver vários locais onde os utilizadores podem clicar e navegar, tem várias landing pages.
Utilize-as em seu proveito.
Quanto mais landing pagse tiver, mais amplo é o seu alcance digital. Cada nova página coloca-o numa posição de classificação superior, mas tem de usar esta ferramenta corretamente.
Não se esqueça de personalizar todos os URLs dentro do seu domínio.
Em vez de ter um monte de letras e símbolos, use palavras-chave para nomear cada endereço web das landing pages. Esta é uma forma de otimização de palavras-chave que ajuda a relacionar-se com o seu público, bem como com os robots e crawlers que visitam o seu site.
Além disso, não faça uma landing page apenas para ter outro URL. Crie cada uma delas para ter um propósito específico.
2. Iniciar e manter um Blog
Uma das melhores formas de expandir as suas páginas de aterragem é iniciar um blogue. Este pode ser potencialmente um fluxo interminável de novos conteúdos para melhorar a sua posição de SEO.
Fazer um blogue numa base regular significa que tem um fluxo regular de informação enviando um sinal positivo aos motores de busca. Um blogue é onde pode utilizar uma mistura de diferentes palavras-chave de alto nível na indústria da arquitetura.
É também onde pode estabelecer autoridade – não só numa perspetiva de SEO, mas igualmente importante com o seu público ideal. Autoridade significa uma melhor posição SEO, níveis mais elevados de reconhecimento da marca e maior lealdade.
3. Use um Design Responsivo
Quer esteja a criar várias páginas novas ou a concentrar-se no blogue da sua empresa, o seu website deve ser bom para mobile. Melhor ainda, deve ser um design móvel-responsivo.
O design responsivo é feito para caber em qualquer tamanho de ecrã. Ajusta-se automaticamente para ser tão grande ou tão pequeno quanto o espaço no dispositivo, quer seja um monitor, um tablet, ou um smartphone.
Tal abordagem torna o seu website significativamente mais fácil de utilizar. Significa que os visitantes poderão ler o conteúdo, utilizar a navegação, clicar nos menus suspensos, e preencher formulários, facilmente a partir de qualquer dispositivo.
Mais ainda, funciona com todos os seus outros esforços para impulsionar a posição SEO do seu website.
Antes de um design responsivo, as empresas de arquitetura tinham de construir um conjunto de páginas de destino para desktops e outro para fins móveis. Isto resultou numa divisão de esforços entre as duas plataformas. Não demorou muito até que as duas versões estivessem dessincronizadas e desatualizadas.
O design responsivo é uma das razões pelas quais a SEO local constrói muitos dos nossos novos websites no Squarespace, o que inclui características de design móvel responsivo incorporadas para otimizar o desempenho do SEO.
4. Tirar Vantagem Total das Imagens
As imagens desempenham um papel crítico na partilha da história do seu escritório de arquitetura, mostrando o seu trabalho, apresentando a sua equipa. Essas mesmas imagens são uma parte crucial da criação de conteúdos SEO para arquitetos.
Fotos e vídeos de alta resolução ajudarão a manter os visitantes do site envolvidos desde o momento em que aterram na sua página inicial até ao mais recente post do blogue que tenham lido. Gráficos feitos à medida e um logótipo profissional também ajudam no design.
Sempre que utilizar imagens no seu website, não se esqueça de dar um nome à imagem. Dê mais um passo e adicione legendas às imagens sempre que possível.
A combinação de cópia com visual requer que utilize uma palavra-chave específica nesse nome de ficheiro e legenda. Isto ajuda-o a ganhar um pouco mais de exposição SEO do que tinha antes, o que soma mais do que possa pensar.
Leve a sua empresa de Arquitetura ao topo com SEO
Não tem a certeza de como todas as ferramentas acima se relacionam umas com as outras?
Têm dificuldade em perceber por onde começar?
É por isso que estamos aqui. A equipa da Local SEO é o seu recurso profissional para todas as coisas relacionadas com SEO para arquitetos. Conhecemos a forma como o mundo digital funciona e estamos aqui para o ajudar a compreendê-lo, também.
Contacte-os hoje para descobrir como os serviços que podem aumentar a sua classificação SEO.